jusbrasil.com.br
19 de Dezembro de 2018
    Adicione tópicos

    Biblioteca Estadual de Niterói fechada para obras

    Governo do Estado do Rio de Janeiro
    há 10 anos

    Por Ascom da Secretaria de Cultura

    Considerada um dos marcos arquitetônicos da região central da cidade, a Biblioteca Estadual de Niterói - BEN vai ganhar cara nova. A partir desta segunda-feira, dia 22/12, a biblioteca será fechada para obras de restauração do prédio e requalificação dos serviços.

    Num primeiro momento, será feito um inventário do acervo que, na reabertura, será ampliado em cerca de 10 mil títulos já adquiridos. Os novos serviços estão sendo pautados segundo o moderno conceito de biblioteca pública da Unesco e devem ser oferecidos com base na igualdade de acesso para todos, sem distinção de idade, raça, sexo, religião, língua ou condição social.

    A restauração inclui serviços de modernização das instalações, obras nos sistemas de rede elétrica e hidráulica, troca do piso, entre outras intervenções.

    A biblioteca, que completa 75 anos em 2010, é uma construção em estilo neoclássico, projetada pelo arquiteto Pietro Campofiorito e ocupa uma área de 1500m2. O prédio, integrante do conjunto cívico da Praça da República, foi tombado como patrimônio cultural do Estado, em 1983, pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (Inepac).

    Como já foi a principal biblioteca do antigo Estado do Rio de Janeiro, tem em seu acervo uma importantíssima coleção de obras raras, voltadas para a história e a cultura do Estado do Rio de Janeiro, onde são encontrados documentos do século XVI, XVII e XVIII.

    Durante o fechamento da BEN o público poderá recorrer a outras bibliotecas públicas da cidade. A relação com os endereços estará disponível na própria Biblioteca.

    Informações:

    Biblioteca Estadual de Niterói

    Praça da República, s/nº

    tel. 2719-5142

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)