Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Degase discute assistência religiosa na Arquidiocese

    há 15 anos

    Por Ascom do Degase

    A assistência religiosa nas unidades de internação do Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas) foi o tema central da última reunião do ano do Fórum de Acompanhamento ao Adolescente Privado de Liberdade, realizada na Arquidiocese do Rio de Janeiro. O encontro teve a participação do diretor geral Eduardo Gameleiro, que falou das realizações no órgão, obras, construção de cinco novas unidades de internação e da preocupação com a assistência religiosa aos adolescentes.

    A primeira parte serviu para que o secretário do fórum, Paulo Roberto Fetal expusesse algumas dificuldades de que se queixam os religiosos. Logo após, o diretor do Degase iniciou a palestra exibindo dois vídeos. Um sobre o órgão e o outro anunciando a exposição de fotografias Sonhos Velados, na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, com exibição de 150 fotografias produzidas pelos jovens do Criam Ricardo de Albuquerque, o chamado Criam-Menina, da Escola João Luiz Alves e também do Criam-Bangu. A mostra fica em cartaz até o dia 4 de janeiro.

    Em setembro passado, refletindo a preocupação da direção do Degase em relação à assistência religiosa, prevista pelo artigo 124 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire realizou, em parceria com o Instituto de Estudos da Religião (ISER), o encontro Assistência Religiosa no Sistema Socioeducativo: pesquisa, olhares e atuação

    . O objetivo foi abrir espaço para discussão de uma assistência mais eficaz, para construção de uma sociedade positiva e cidadã entre os jovens que cumprem medidas socioeducativas. Na ocasião foi apresentada a pesquisa Perfil da Assistência Religiosa no Sistema Socioeducativo , executada pelo ISER e pelo Degase. Para conhecer a real situação da assistência religiosa em suas unidades, o Degase assinou convênio com o ISER.

    O encontro desta sexta-feira (5/12) foi presidido por Dom Edson da Costa Homem, bispo auxiliar do Rio, com as participações do chefe de gabinete da Secretaria de Educação, José Ricardo Sartini, do presidente do Conselho Estadual de Defesa da Criança e Adolescente (CEDCA), desembargador Siro Darlan, da coordenadora das Escolas em Unidades Prisionais e Socioeducativas, Maria Ângela de Souza Netto, do jurista Oswaldo Deleuze, da União dos Juristas Católicos, além de representantes da Vara da Infância e Juventude, catequistas, e da Pastoral do Menor.

    • Publicações1435
    • Seguidores149
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações228
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/degase-discute-assistencia-religiosa-na-arquidiocese/349111

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)