jusbrasil.com.br
25 de Junho de 2022
    Adicione tópicos

    Secretária dá posse à nova presidente da Feema

    Governo do Estado do Rio de Janeiro
    há 14 anos

    Por Rafael Masgrau

    A secretária do Ambiente, Marilene Ramos, deu posse nesta sexta-feira (14/11), à engenheira química Ana Cristina Henney na presidência da Feema. Ela substituiu Axel Grael, que deixou o órgão por razões pessoais, na semana passada. A solenidade foi realizada no futuro prédio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) - Avenida Venezuela, 110, centro do Rio - que, a partir de janeiro próximo, unificará os três órgãos fiscalizadores da secretaria: Fundação Estadual de Engenharia para o Meio Ambiente (Feema), Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla) e Instituto Estadual de Florestas (IEF).

    A substituição não vai provocar nenhum tipo de descontinuidade ou mudança de orientação à gestão ambiental traçada desde o início do governo Sérgio Cabral, quando o então secretário do Ambiente, Carlos Minc, definiu bases claras à questão do licenciamento ambiental, um dos pilares da nova política fluminense para o meio ambiente, sob responsabilidade da Feema.

    - A orientação do governador Sérgio Cabral e da secretaria é a de continuar fazendo o licenciamento ambiental de forma técnica, bem embasada, seguindo estritamente os critérios técnicos. Com a posse de Ana Cristina, não haverá mudança de rumo em relação à política que o ex-secretário Minc implantou em janeiro de 2007 e que nós estamos dando prosseguimento - explicou Marilene Ramos.

    Para a secretária, a posse de Ana Cristina é um momento extremamente feliz porque, ao fazê-la no futuro prédio do Inea, simboliza todas as conquistas e avanços da Secretária do Ambiente em um ano e dez meses de trabalho, além da materialização do antigo sonho de ter um órgão ambiental do Estado.

    - O esforço de todos fez com que tivéssemos tamanho sucesso na gestão ambiental e reconhecimento, que o governador decidiu que tínhamos direito a esse prêmio: um prédio próprio e capaz de acomodar, com conforto e, digamos, algum luxo, que não estava no script, a todos nós - comemorou Marilene Ramos.

    Ana Cristina Henney também foi escolhida para administrar a transição até a instalação do Inea, que acontece nos próximos meses. Desde agora, a Feema começa a trabalhar de forma integrada com Serla e IEF, as outras empresas vinculadas à Secretaria de Ambiente. A instalação do Inea está prevista para janeiro de 2009.

    - Como diretora de Licenciamento, Ana Cristina conduziu grandes vitórias na área de saneamento ambiental, e sua indicação para fazer esse trabalho de transição deve-se à confiança, profissionalismo e reconhecimento de seu trabalho na Feema e de toda a sua equipe - agradeceu a secretária.

    Da mesma forma, Ana Cristina agradeceu a confiança e o reconhecimento de Marialene Ramos pelo trabalho realizado ao longo de 30 anos na Feema. Para ela, o trabalho até a instalação do Inea será árduo e vai precisar do empenho de todos para fazer e transformá-lo em um instituto de referência para o meio ambiente.

    - Temos que ser fortes para criar um instituto com condições de voltar a ser um órgão de referência nacional e internacional, unido com o IEF e a Serla. E só podemos fazer isso com o esforço e empenho de toda a instituição – completou a nova presidente da Feema.

    Também participaram da solenidade de posse, além dos funcionários e servidores da Secretaria do Ambiente, o presidente da Serla e futuro presidente do Inea, Luis Firmino; o presidente do IEF, André Ilha; o novo vice-presidente da Feema, Luiz Heckmaier; e o ex-diretor da Feema, Ivo Bucaresky, representando o ministro de Meio Ambiente, Carlos Minc.

    Informações relacionadas

    Governo do Estado do Rio de Janeiro
    Notíciashá 14 anos

    Nova presidente da Feema, Ana Cristina Henney, toma posse amanhã

    Agência Brasil
    Notíciashá 13 anos

    Audiência sobre abertura de novos vôos no Santos Dumont termina sem consenso

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)