Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Dermatologista da Uerj dá dicas para prevenir e tratar rugas

    há 15 anos

    Por Marcelle Colbert, do Núcleo Intranet

    Fenômenos fisiológicos irreversíveis e evolutivos, as rugas faciais são reflexos da idade de uma pessoa e, na maioria das vezes, são influenciadas pelo meio ambiente. Um dos fatores que estão ligados ao envelhecimento celular é a exposição excessiva ao sol. Para combater as marcas do tempo, a indústria da beleza oferece diversos métodos que podem ajudar na prevenção e no tratamento das rugas. Mas o que realmente funciona?

    De acordo com a dermatologista do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) e professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Rosane Orofino, o tratamento deve ser realizado conforme o tipo de envelhecimento da pelé, que atinge homens e mulheres de qualquer faixa etária.

    - As rugas de movimento são formadas pela movimentação da musculatura e podem aparecer bem cedo. É difícil de prevenir porque é a expressão facial. As rugas estáticas ocorrem pela perda de fibras elástica e colágena. Essas são causadas pelo sol, pelo fumo e pela bebida alcoólica. O melhor método de prevenir o envelhecimento precoce é usar filtro solar e não se expor ao sol das 10h às 15h. Esse cuidado deve ser feito desde o começo da vida. A alimentação saudável também ajuda a prevenir. Ao contrário do que muitos pensam, os exercícios faciais podem aumentar as rugas quando realizados excessivamente – explica.

    As indesejáveis marcas podem ser classificadas em primárias, quando é uma depressão linear que interrompe a uniformidade da superfície cutânea; secundárias, que são continuações das rugas da primeira fase; e terciárias, quando a aparição é lenta e ocorre por ptose cutânea (queda ou deslocamento da pálpebra superior).

    As rugas podem ser tratadas através de cremes com substâncias antioxidantes, ácidos retinóicos e colágeno; peeling (descamação da pelé); dermo-abrasão (lixamento mecânico); substâncias de preenchimento; e toxina botulínica, que relaxa o músculo causador do envelhecimento precoce. Em casos mais graves, os pacientes podem realizar tratamento cirúrgico com laser, lifting facial (levantamento da face) e blefaroplastia (plástica das pálpebras).

    - O tratamento mais indicado para a ruga de movimento é a toxina botulínica, uma arma fantástica para que a pessoa evite marcar a pelé com uma ruga estática. A toxina inibi a contração muscular. O envelhecimento cutâneo é sempre transversal à fibra muscular. Se você contrai muito o músculo envolta dos olhos, por exemplo, há uma grande chance de marcar a pelé ao redor. Basicamente, a toxina botulínica diminui a formação de rugas. Os cremes funcionam mais para hidratar, mas não são capazes de preencher uma ruga e nem eliminá-la. Para tratar efetivamente o envelhecimento da pelé, remédios com retinóicos são os mais recomendados – declara.

    O Hospital Universitário Pedro Ernesto, que fica na Avenida 28 de Setembro, nº 77, em Vila Isabel, oferece à população fluminense tratamentos gratuitos contra o envelhecimento cutâneo. Os interessados devem comparecer no Ambulatório de Dermatologia Geral da unidade de saúde para serem avaliados. Mais informações podem ser realizadas através do telefone (21) 2587-6100.

    • Publicações1435
    • Seguidores149
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações578
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dermatologista-da-uerj-da-dicas-para-prevenir-e-tratar-rugas/150034

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)