Carregando...
JusBrasil - Política
18 de abril de 2014

Complexo do Alemão ganha agências do INSS e dos Correios

Publicado por Governo do Estado do Rio de Janeiro (extraído pelo JusBrasil) - 2 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

A presidenta da República, Dilma Rousseff, e o governador Sérgio Cabral entregaram nesta quinta-feira (7/7) um posto do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e uma agência dos Correios aos moradores da comunidade pacificada. O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, também participou da solenidade.

- Além de ganhar o teleférico, os moradores contarão, ainda, com os serviços do INSS para que possam, por exemplo, se aposentar ou dar entrada no auxílio maternidade em menos de meia hora. Eles também poderão usar os serviços dos Correios para enviar as tradicionais cartas e efetuar pagamento de contas. Tudo isso significa mais facilidade para a população - afirmou a presidenta Dilma Rousseff.

O posto do INSS, chamado Presidência Aqui, vai oferecer cerca de trinta serviços diferentes, entre eles: agendamento de requerimento de benefício, inscrição do contribuinte, marcação de perícia médica, orientação inicial, extrato do benefício e simulação de contagem de tempo de serviço. Basicamente, serão atendidas demandas de menor complexidade, que podem ser resolvidas sem a estrutura de uma agência de previdência social convencional. O horário de atendimento será de 9h às 15h.

A primeira unidade deste tipo no país foi inaugurada na última sexta-feira em Porto Alegre. No Rio, além deste, serão mais três núcleos que serão inaugurados ainda este ano: Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha; Cidade de Deus, em Jacarepaguá; e na Fazendinha/ Palmeiras, última estação do teleférico do Alemão.

Os Correios também aproveitam a data para lançar um selo comemorativo que marca o início de suas atividades nas comunidades pacificadas.

A estação do Alemão contará também com outros dois equipamentos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos: o Centro de Referência da Juventude (CRJ) e a Casa de Direitos, que oferecerá acesso ao sistema judiciário nas comunidades. Casamentos, orientações jurídicas, carteiras de trabalho e identidade são alguns dos serviços que serão prestados aos moradores do Complexo do Alemão. As estações também terão biblioteca, teatro e cinema.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Atenção, mais de 20% do seu comentário está em letra maiúscula.

ou

Disponível em: http://gov-rj.jusbrasil.com.br/politica/8897953/complexo-do-alemao-ganha-agencias-do-inss-e-dos-correios