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JusBrasil - Política
18 de abril de 2014

Secretaria de Educação oferece serviços no Rio Poupa Tempo

Publicado por Governo do Estado do Rio de Janeiro (extraído pelo JusBrasil) - 4 anos atrás

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Inaugurada há três meses, a primeira central de atendimento do Projeto Rio Poupa Tempo, no Bangu Shopping, reúne cerca de 400 serviços de 40 órgãos públicos (das esferas municipal, estadual e federal) e da iniciativa privada, sob coordenação da Junta Comercial do Estado do Rio (Jucerja). A Secretaria de Estado de Educação oferece de maneira mais ágil e simples serviços de interesse público - ações relacionadas ao transporte escolar, certificação e, em breve, para a efetivação da pré-matrícula 2010.

O projeto já existe em São Paulo e na Bahia, mas é a primeira vez que o programa conta com a oferta de serviços na área da Educação. O atendimento ao público acontece de maneira permanente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábado, das 9h às 13h.

Na central de atendimento, alunos que começaram os estudos em curso regular e terminaram no CES (Centro de Ensino Supletivo) ou nas E.E.E.S (Escolas Estaduais de Ensino Supletivo) podem preencher requerimento solicitando a certificação. O protocolo gerado no posto do Rio Poupa Tempo é encaminhado automaticamente à Coordenação de Certificação da Secretaria de Estado de Educação para publicação.

Já os alunos que fizeram o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) em 2008 e ainda não pegaram o certificado de aprovação, podem fazer o requerimento na hora. O objetivo da SEEDUC é agilizar o processo para que o documento seja retirado pelo estudante, no posto, antes do prazo legal de 120 dias.

Além disso, alunos que precisam do RioCard (cartão de gratuidade nos transportes urbanos), têm seus dados coletados na hora e encaminhados à Fetranspor, o que torna o trâmite mais ágil. Para isso, é preciso estar com declaração de matrícula da escola onde estuda e carteira de identidade original - caso o aluno seja maior de idade. Se o estudante tiver menos de 18 anos, deve comparecer ao posto em companhia de um responsável, munido com RG original.

Outro serviço que deve atender a grande demanda de estudantes é o processo de pré-matrícula para o ano letivo de 2010, que poderá ser feito no posto. Desde 2007, a etapa é realizada exclusivamente pela internet. Quem não tiver acesso à Rede, poderá buscar atendimento na central do Rio Poupa Tempo.

- Estamos empenhados no sentido de oferecer aos nossos alunos uma otimização dos serviços de seu interesse. O Rio Poupa Tempo é um grande projeto de resgate da imagem da administração pública, que vai facilitar a vida do cidadão, levando a presença do estado em áreas de grande demanda. A Secretaria de Estado de Educação do Rio é pioneira, em sua área, na adesão ao projeto - destacou a coordenadora do Programa na Secretaria de Educação, Cátia Fraga.

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