Carregando...
JusBrasil - Política
23 de abril de 2014

Parque Nacional de Gericinó ganha plano de recuperação ambiental

Publicado por Governo do Estado do Rio de Janeiro (extraído pelo JusBrasil) - 4 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

Por Guedes de Freitas

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, representando o governador Sérgio Cabral, participaram nesta sexta-feira da cerimônia de assinatura de um convênio entre a Prefeitura de Nilópolis e a Petrobras para a realização de uma série de intervenções no Projeto Parque Natural da Gericinó. A solenidade, realizada na quadra da Escola de Samba Beija-Flor, fez parte das comemorações pelo aniversário de 62 anos de Nilópolis, na Baixada Fluminense.

O convênio prevê investimento da Petrobras no valor de R$ 1 milhão para a recuperação ambiental do parque e a implantação de áreas esportivas e de lazer. As principais medidas a serem implementadas são as seguintes: execução de plano de manejo participativo; implantação de programa de educação ambiental; construção de um centro de visitantes, da Praça da Juventude, de áreas para a prática esportiva e de uma ciclovia; criação de um horto municipal compartilhado com o Campo de Instrução do Gerició, do Exército; reflorestamento e conservação da mata; e monitoramento dos rios Sarapuí, do Pau e Pavuna.

- Com esta parceria, o município vai ganhar qualidade de vida e mais recursos financeiros, através do ICMS Verde - sintetizou o ministro Carlos Minc.

A secretária do Ambiente disse que a recuperação do parque se integra ao Projeto Iguaçu, que o governo do estado, em parceria com o governo federal, desenvolve em três rios da Baixada Fluminense - Sarapuí, Botas e Iguaçu -, no qual estão sendo investidos mais de R$ 270 milhões na remoção para conjuntos habitacionais das populações ribeirinhas, na urbanização das margens e no desassoreamento dos rios.

- As pessoas não têm idéia da sinergia do projeto de recuperação ambiental do Parque do Gericinó com o Projeto Iguaçu e o que essas ações vão trazer de benefícios para a população, que sofre com enchentes e doenças provocadas por essa degradação do meio ambiente. Em pouco tempo, vamos presenciar um quadro bem mais positivo na região - garantiu Marilene Ramos.

Estiveram presentes ao evento o prefeito Sergio Sessim, o ex-prefeito Farid Abraão David e o deputado federal Simão Sessim, entre outros.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Atenção, mais de 20% do seu comentário está em letra maiúscula.

ou

Disponível em: http://gov-rj.jusbrasil.com.br/politica/3359842/parque-nacional-de-gericino-ganha-plano-de-recuperacao-ambiental