Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cabral inaugura primeiro vagão do Trem-Escola

    há 15 anos

    Por Júlia Viegas

    O Estado do Rio de Janeiro ganhou mais uma escola. A nova unidade, no entanto, é diferente das convencionais, já que não está localizada em um prédio, mas sim na estação ferroviária de Nilópolis. A unidade faz parte do projeto Trem-Escola, que oferece cursos profissionalizantes de informática em composições desativadas. O primeiro vagão desta que será a primeira escola sobre trilhos foi inaugurado nesta segunda-feira (15/12) pelo governador Sérgio Cabral, que participou da solenidade acompanhado pelos secretários de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, e de Transportes, Julio Lopes.

    - Este é um trem de inclusão digital. É o primeiro trem-escola do Brasil. Tenho certeza de que vai virar sucesso nacional e internacional - comemorou o governador.

    Além da sala de aula, o trem possui a sala da Faetec Digital, onde a comunidade poderá acessar a Internet para realizar pesquisas, imprimir segunda via de documentos, enviar currículos, realizar provas simuladas do Detran, entre outros serviços ligados à rede. A sala de aula comporta vinte alunos, com um computador para cada estudante, e funciona de segunda a sábado, das 7h às 20h. Por enquanto, serão oferecidas somente aulas de informática básica e avançada. Mas, de acordo com o governador, a idéia é ampliar o serviço, criando um vagão voltado para a área de construção civil e bombeiro hidráulico.

    - Antes, este vagão estava completamente destruído e hoje está servindo a comunidade. Precisamos qualificar a mão-de-obra aqui da Baixada para que as pessoas da região possam ter a oportunidade de se inserirem no mercado de trabalho. Hoje, não há mais como disputar mercado sem qualificação técnica. O que estamos oferecendo aqui é essa oportunidade - disse o governador.

    Para o secretário de Ciência e Tecnologia a inovação do projeto está em permitir uma nova forma de escola:

    - Não vai ser mais o aluno que vai à escola; a escola irá até o aluno - afirmou Alexandre Cardoso.

    O secretário de Transportes, Julio Lopes, destacou que o projeto inova não somente pela parte técnica do vagão:

    - A aula foi a própria recuperação da unidade. É isso que estamos valorizando. Recuperamos o trem do zero. E agora ele vai servir aos transeuntes, viabilizando àqueles que passam por aqui antes de ir trabalhar ou ir ao passeio fazer um curso e acessar a Internet - disse Julio Lopes.

    Da concepção aos trilhos

    Premiado no Congresso Panamericano de Ferrovias (no ano de 2000, em Cuba) e pela Associação Comercial do Rio de Janeiro, no mês passado, por meio do Prêmio Inovar, o projeto Trem-Escola foi concebido pelos engenheiros Mauro Soares Tavares e José Luiz Lopes Teixeira Filho e pelo arquiteto Victor Noel Saldanha Marinho. O trem-escola contou com a mão-de-obra de 30 alunos da Escola Técnica Estadual (ETE) Silva Freire e oito professores

    - A idéia surgiu em uma conversa com o José Luiz e com o Noel Saldanha. Queríamos usar um trem que não tinha mais utilidade para o transporte de passageiros. Sugerimos transformá-lo em uma unidade móvel de ensino. Os alunos participaram da construção, realizando uma aula prática - disse Tavares, que além de ser um dos idealizadores do projeto é também é o diretor da ETE Silva Freire.

    Segundo o diretor, o trem ficará estacionado por seis meses na estação de Nilópolis, para atender à demanda da comunidade local. Depois, ele provavelmente se deslocará.

    - Podemos percorrer praticamente toda a malha ferroviária do estado. O grande diferencial é a mobilidade que esse tipo de projeto oferece - disse Tavares.

    Tavares explicou que além do conceito de escola itinerante, o Trem-Escola ainda apresenta como vantagem o custo mais baixo do que uma escola convencional.

    - Aqui já temos a base, que é o trem. Com certeza sai muito mais barato do que construir um prédio - afirmou.

    As salas são equipadas com ar-condicionado, computadores, televisão e antenas parabólicas. São esperados mais de 3.500 acessos/mês à rede e cerca de 400 alunos por mês.

    O projeto foi realizado com recursos da Secretaria de Transportes, da Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), instituição vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia. Foram também aportados recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência e Tecnologia, com apoio da Coppe/UFRJ. O Trem-Escola foi desenvolvido nas Oficinas de Manutenção da Concessionária Supervia, que realizou os serviços de manutenção dos sistemas mecânicos e pneumáticos do vagão.

    As inscrições para os cursos serão abertas, a princípio, no dia 16 de janeiro e poderão ser realizadas em um quiosque que será montado na estação ferroviária de Nilópolis.

    • Publicações1435
    • Seguidores149
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações311
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cabral-inaugura-primeiro-vagao-do-trem-escola/399639

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)