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23 de novembro de 2014

Decreto-lei 220/75 | Decreto-lei nº 220 de 18 de julho de 1975

Publicado por Governo do Estado do Rio de Janeiro (extraído pelo JusBrasil) - 39 anos atrás

LEIAM 3 NÃO LEIAM

Dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Poder Executivo do Estado do Riode Janeiro. Ver tópico (3882 documentos)

O Governador do Estado do Rio de Janeiro, no uso da atribuição que lhe confere o § 1º do art. da Lei Complementar nº 20, de 1º de julho de 1974, DECRETA

Art. 1º - Este Decreto-lei institui o regime jurídico dos funcionários públicos civis do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro. Ver tópico (5 documentos)

Parágrafo único - Para os efeitos deste Decreto-lei funcionário é a pessoa legalmente investida em cargo público estadual do Quadro I (Permanente). Ver tópico

Título I

DO PROVIMENTO, DO EXERCÍCIO E DA VACÂNCIA (Art. 2º a 17)

Art. 2º - A nomeação para cargo de provimento efetivo depende de prévia habilitação em concurso público. Ver tópico (101 documentos)

§ 1º - O concurso objetivará avaliar: Ver tópico (29 documentos)

1) conhecimento e qualificação profissionais, mediante provas ou provas e títulos;

2) condições de sanidade físico-mental; e 3)

desempenho das atividades do cargo, inclusive condições psicológicas, mediante estágio experimental.

* 3) desempenho das atividades do cargo, inclusive condições psicológicas, mediante estágio experimental, ressalvado o disposto no § 11 deste artigo.

* Nova redação dada pela Lei nº 1820/1991

§ 2º - O candidato habilitado nas provas e no exame de sanidade físico-mental será submetido a estágio experimental, mediante ato de designação do Secretário de Estado, titular de órgão integrante da Governadoria do Estado, ou dirigente de autarquia e pelo prazo que for estabelecido, em cada caso, pelo Órgão Central do Sistema de Pessoal Civil do Estado. Ver tópico (45 documentos)

§ 3º - A designação prevista no parágrafo anterior observará a ordem de classificação nas provas e o limite das vagas a serem preenchidas, percebendo o estagiário retribuição correspondente a 80% (oitenta por cento) do vencimento do cargo, assegurada a diferença, se nomeado afinal. Ver tópico (35 documentos)

§ 4º - O prazo de validade das provas será fixado nas instruções reguladoras do concurso, aprovadas pelo Órgão Central do Sistema de Pessoal Civil do Estado e poderá ser prorrogado, uma vez, por período não excedente a 12 (doze) meses. Ver tópico

§ 5º - O candidato que, ao ser designado para o estágio experimental, for ocupante, em caráter efetivo, de cargo ou emprego em órgão da Administração Estadual direta ou autárquica ficará dele afastado com a perda do vencimento ou salário e vantagens, observado o disposto no inciso IV do art. 20 e ressalvado o salário-família, continuando filiado à mesma instituição de previdência, sem alteração da base de contribuição. Ver tópico (15 documentos)

§ 6º - O candidato não aprovado no estágio experimental será considerado inabilitado no concurso e voltará automaticamente ao cargo ou emprego de que se tenha afastado, na hipótese do parágrafo anterior. Ver tópico

§ 7º - O candidato aprovado permanecerá na situação de estagiário até a data da publicação do ato de nomeação, considerada a mesma data, para, todos os efeitos, início do exercício do cargo ressalvado o disposto no parágrafo terceiro antecedente e no artigo seguinte. Ver tópico (6 documentos)

§ 8º - As atribuições inerentes ao cargo servirão de base para o estabelecimento dos requisitos a serem exigidos para inscrição no concurso, inclusive a limitação da idade, que não poderá ser inferior a 18 (dezoito) nem superior a 45 (quarenta e cinco) anos. Ver tópico

§ 9º - Não ficará sujeito ao limite máximo de idade o servidor de órgão da administração pública, direta ou indireta. Ver tópico

§ 10 - Além dos requisitos de que trata o § 8º deste artigo, são exigíveis para inscrição em concurso público: Ver tópico

1) nacionalidade brasileira;

2) pleno gozo dos direitos políticos;

3) quitação das obrigações militares.

* § 11 - A norma contida no item 3 do § 1º deste artigo não se aplica ao candidato habilitado nas provas para o preenchimento de cargos de professor.

* Acrescentado pela Lei nº 1820/1991. * § 11 A norma contida no item 3 do § 1º deste artigo não se aplica ao candidato habilitado nas provas para o preenchimento de cargo de professor ou de cargos destinados ao pessoal de apoio ao magistério.

* Nova redação dada pela Lei nº 2289/1994.

Art. 3º - O funcionário nomeado na forma do artigo anterior adquirirá estabilidade após 2 (dois) anos de efetivo exercício, computando-se, para esse efeito, o período de estágio experimental em que tenha sido aprovado. Ver tópico (2 documentos)

Parágrafo único - O funcionário que se desvincular de um cargo público do Estado do Rio de Janeiro ou de suas autarquias para investir-se em outro conservará a estabilidade já adquirida. Ver tópico

Art. 4º - O funcionário estável poderá ser transferido da administração direta para a autárquica e reciprocamente, ou de um para outro Quadro de mesma entidade, desde que para cargo de retribuição equivalente, atendida a habilitação profissional; ou removido de uma Unidade Administrativa para outra do mesmo órgão ou entidade, desde que haja claro na lotação. Ver tópico (2 documentos)

Art. 5º - Invalidada a demissão do funcionário, será ele reintegrado e ressarcido. Ver tópico (4 documentos)

§ 1º - Far-se-á a reintegração no cargo anteriormente ocupado; se alterado, no resultante da alteração; se extinto, noutro de vencimento equivalente, atendida a habilitação profissional. Ver tópico

§ 2º - Não ocorrendo qualquer das hipóteses previstas no parágrafo anterior, restabelecer-se-á o cargo anteriormente exercido, que ficará como excedente, e nele se fará a reintegração. Ver tópico

§ 3º - A reintegração ocorrerá, sempre, no sistema de classificação a que pertencia o funcionário. Ver tópico

§ 4º - Reintegrado o funcionário, aquele que não ocuparia cargo de igual classe se não tivesse ocorrido o ato de demissão objeto da medida será exonerado ou reconduzido ao cargo anterior, sem direito a qualquer ressarcimento, se não estável; caso contrário, será ele provido em vaga existente ou permanecerá como excedente até a ocorrência da vaga. Ver tópico

Art. 6º - O funcionário em disponibilidade poderá ser aproveitado em cargo de natureza e vencimento compatíveis com os do anteriormente ocupado. Ver tópico (6 documentos)

Art. 7º - O funcionário estável fisicamente incapacitado para o pleno exercício do cargo poderá ser ajustado em outro de vencimento equivalente e compatível com suas aptidões e qualificações profissionais. Ver tópico (1 documento)

Art. 8º - A investidura em cargo de provimento efetivo ocorrerá com o exercício, que, nos casos de nomeação, reintegração, transferência e aproveitamento, se iniciará no prazo de 30 (trinta) dias, contado da publicação do ato de provimento. Ver tópico (13 documentos)

§ 1º - São requisitos essenciais para essa investidura, verificada a subsistência dos previstos no § 10 do art. 2º, os seguintes: Ver tópico (2 documentos)

1) habilitação em exame de sanidade e capacidade física realizada exclusivamente por órgão oficial do Estado;

2) declaração de bens;

3) habilitação em concurso público;

4) bons antecedentes;

5) prestação de fiança, quando a natureza da função o exigir;

6) declaração sobre se detém outro cargo, função ou emprego, ou se percebe proventos de inatividade; e 7) inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF).

§ 2º - A prova dos requisitos a que se referem os itens 1 e 3 do § 10 do art. 2º e 3 e 4 do parágrafo anterior não será exigida nos casos de reintegração e aproveitamento. Ver tópico

§ 3º - A critério da administração, ocorrendo motivo relevante, o prazo para o exercício poderá ser prorrogado. Ver tópico (3 documentos)

§ 4º - Será tornada sem efeito a nomeação se o exercício não se verificar no prazo estabelecido. Ver tópico (5 documentos)

Art. 9º - O funcionário que deva entrar em exercício em nova sede terá, para esse efeito, prazo de 5 (cinco) dias, contados da data da publicação do ato que o determinar. Ver tópico (4 documentos)

Art. 10 - A investidura em cargo em comissão ocorrerá com a posse, da qual se lavrará termo incluindo o compromisso de fiel cumprimento dos deveres da função pública. Ver tópico (5 documentos)

§ 1º - O termo de posse consignará a apresentação de declaração de bens. Ver tópico

§ 2º - A competência para dar posse será a indicada em legislação específica. Ver tópico

§ 3º - Quando a investidura de que trata este artigo recair em pessoas estranhas ao serviço público, será exigida a comprovação dos requisitos a que se referem os itens 1 a 3 do § 10 do art. 2º e 1, 2, 4, 6 e 7 do § 1º do art. 8º. Ver tópico

Art. 11 - Considerar-se-á em efetivo exercício o funcionário afastado por motivo de: Ver tópico (56 documentos)

I - férias; Ver tópico

II - casamento e luto, até 8 (oito) dias; Ver tópico

III - desempenho de cargo ou função de confiança na administração pública federal, estadual ou municipal; Ver tópico

IV - o estágio experimental; Ver tópico

V - licença-prêmio, licença à gestante, acidente em serviço ou doença profissional; Ver tópico (1 documento)

VI - licença para tratamento de saúde; Ver tópico (2 documentos)

VII - doença de notificação compulsória; Ver tópico

VIII - missão oficial; Ver tópico

IX - estudo no exterior ou em qualquer parte do território nacional desde que de interesse para a Administração e não ultrapasse o prazo de 12 (doze) meses; Ver tópico (6 documentos)

X - prestação de prova ou de exame em curso regular ou em concurso público; Ver tópico (34 documentos)

* X - prestação de prova ou exame em concurso público.

* Nova redação dada pela Lei Complementar nº 110/2005.

XI - recolhimento à prisão, se absolvido afinal; Ver tópico

XII - suspensão preventiva, se inocentado afinal; Ver tópico

XIII - convocação para serviço militar, júri e outros serviços obrigatórios por lei; e Ver tópico

XIV - trânsito para ter exercício em nova sede. Ver tópico

* § 1º - As faltas do servidor por motivo de doença, inclusive em pessoa da família, até o máximo de 03 (três) dias durante o mês, serão abonadas mediante a apresentação de atestado ou laudo médico expedido pelo órgão médico oficial competente do Estado ou por outros aos quais ele transferir ou delegar atribuições. (AC)

* Acrescido pela Lei Complementar nº 110/2005. * § 2º - Admitir-se-á, na hipótese de inexistência de órgão médico oficial do Estado na localidade, atestado expedido por órgão médico de outra entidade pública, dentre estes os Hospitais do IASERJ, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. (AC)

* Acrescido pela Lei Complementar nº 110/2005.

Art. 12 - O afastamento para o exterior, exceto em gozo de férias ou licença, dependerá, salvo delegação de competência, de prévia autorização do Governador do Estado. Ver tópico (6 documentos)

Art. 13 - O afastamento do funcionário de sua unidade administrativa dar-se-á somente para desempenho de cargo ou função de confiança e com ônus para a unidade requisitante. Ver tópico (3 documentos)

Art. 14 - O cargo ou função de confiança poderá ser exercido, eventualmente, em substituição, hipótese em que a investidura independerá de posse. Ver tópico (71 documentos)

Parágrafo único - A substituição será sempre remunerada e não poderá recair em pessoa estranha ao serviço público estadual. Ver tópico

* Art. 14 - O cargo ou função de confiança poderá ser exercido, eventualmente, em substituição. hipótese em que a investidura independerá da posse.

§ 1º - Ressalvada a hipótese prevista em regulamento, a substituição será gratuita, salvo quando o afastamento exceder de 30 (trinta) dias. Ver tópico

§ 2º - A substituição não poderá recair em possa estranha ao serviço público. Ver tópico

* Nova Redação alterada pela Lei nº 214/1978

Art. 15 - Dar-se-á vacância do cargo ou da função na data do fato ou da publicação do ato que implique desinvestidura. Ver tópico (4 documentos)

* Art. 15 - Dar-se-á a vacância do cargo ou função na data do fato ou da publicação do ato que implique desinvestidura.

Parágrafo único - Na vacância do cargo ou função, e até o seu provimento, poderá ser designado, pela autoridade imediatamente superior, responsável pelo expediente, aplicando-se à hipótese o disposto no art. 14. * Nova Redação alterada pela Lei nº 214/1978. Ver tópico

Art. 16 - A exoneração ou dispensa, ocorrerá: Ver tópico (230 documentos)

Parágrafo único - Aplicar-se-á a exoneração ou dispensa ex-officio: Ver tópico (56 documentos)

1) no caso de exercício de cargo ou função de confiança;

2) no caso de abandono de cargo, quando extinta a punibilidade por prescrição e o funcionário não houver requerido a exoneração; e 3) na hipótese prevista no art. 5º, § 4º.

Art. 17 - Declarar-se-á a perda do cargo: Ver tópico (34 documentos)

I - nas hipóteses previstas na legislação penal; e Ver tópico (1 documento)

II - nos demais casos especificados em lei. Ver tópico (2 documentos)

Título II

DOS DIREITOS E DAS VANTAGENS (Art. 18 a 32)

Art. 18 - O funcionário gozará, por ano de exercício, 30 (trinta) dias consecutivos de férias, que somente poderão ser acumuladas até o máximo de 2 (dois) períodos, em face de imperiosa necessidade do serviço. Ver tópico (54 documentos)

Nota: O Decreto-Lei Nº 363, de 04 de outubro de 1977, uniformiza a concessão de férias nos quadros I e III e dá outras providências.

§ 1º - É vedado levar à conta de férias qualquer falta ao serviço. Ver tópico

* § 2º - Na impossibilidade absoluta do gozo de férias acumuladas, ou no caso de sua interrupção no interesse do serviço, os funcionários contarão, em dobro, para efeito de aposentadoria, o período não gozado.

Nota: O Decreto-Lei Nº 363, de 04 de outubro de 1977, uniformiza a concessão de férias nos quadros I e III e dá outras providências.

* Revogado pela Lei Complementar nº 121/2008.

Art. 19 - Conceder-se-á licença: Ver tópico (529 documentos)

I - para tratamento de saúde, com vencimento e vantagens, pelo prazo máximo de 24 (vinte e quatro) meses; Ver tópico

II - por motivo de doença em pessoa da família, com vencimento e vantagens integrais nos primeiros 12 (doze) meses; e, com dois terços, por outros 12 (doze) meses, no máximo; Ver tópico (2 documentos)

III - à gestante, com vencimento e vantagens, pelo prazo de 4 (quatro) meses; Ver tópico (6 documentos)

* III - à gestante, com vencimento e vantagens, pelo prazo de 4 (quatro) meses, prorrogável no caso de aleimento materno, por, no mínimo, mais de 30 (trinta) dias, estendendo-se, no máximo, até 90 (noventa) dias:

* Redação dada pela Lei nº 800/1984. * Lei nº 3693, de 26 de outubro de 2001, que concede licença maternidade e paternidade aos servidores públicos estaduais que adotarem filhos.

IV - para serviço militar, na forma da legislação específica; Ver tópico

V - sem vencimento, para acompanhar o cônjuge eleito para o Congresso Nacional ou mandado servir em outra localidade, se militar ou servidor público; Ver tópico (32 documentos)

V - sem vencimento, para acompanhar o cônjuge eleito para o Congresso Nacional ou mandado servir em outras localidades se militar, servidor público ou com vínculo empregatício em empresa estadual ou particular; Ver tópico (32 documentos)

* Nova redação dada pela Lei nº 800/1984.

VI - a título de prêmio, pelo prazo de 3 (três) meses; com vencimento e vantagens do cargo efetivo, depois de cada quinquênio ininterrupto de efetivo exercício no serviço público estadual ou autárquico do Estado do Rio de Janeiro; Ver tópico (383 documentos)

VII - sem vencimento, para desempenho de mandato eletivo. Ver tópico (4 documentos)

* VIII - sem vencimentos, para trato de interesses particulares.

* Acrescentado pela Lei nº 490/1981.

IX Sem vencimento, pelo prazo de cinco anos, prorrogável uma única vez, ao servidor da área da saúde, que for contratado por empresa ou aderir a cooperativa que administre hospitais públicos terceirizados, nos termos fixados em Lei, sendo-lhe garantida a contagem de tempo de serviço para fins de aposentadoria, se obedecido o que prevê o § 5º deste artigo. Ver tópico (2 documentos)

§ 1º - No caso de inciso V, existindo, na localidade, unidade administrativa onde haja claro na lotação ou vaga, processar-se-á a movimentação cabível. Ver tópico

§ 2º - Suspender-se-á, até o limite de 90 (noventa) dias, em cada caso, a contagem de tempo de serviço para efeito de Licença-Prêmio, durante as licenças: Ver tópico

1) para tratamento de saúde;

2) por motivo de doença em pessoa da família; e 3) por motivo de afastamento do cônjuge.

* § 3º - O período de Licença-Prêmio não gozada contar-se-á em dobro para efeito de aposentadoria e concessão, na oportunidade desta, de adicional por tempo de serviço.

* Revogado pela Lei Complementar nº 121/2008.

§ 4º - expirado o prazo da licença a que se refere o inciso IX deste artigo, o servidor deverá retornar imediatamente ao serviço público. Ver tópico

§ 5º - Durante o período de licença a que se refere o inciso IX deste artigo o servidor deverá continuar contribuindo para o Instituto de Previdência do Estado do Rio de Janeiro IPERJ, com base no valor da última remuneração recebida dos cofres públicos, corrigida no tempo em função e pelos mesmos percentuais dos reajustes gerais e da categoria. Ver tópico

§ 6º - A extinção, por qualquer motivo, do contrato de trabalho do servidor licenciado na forma do inciso IX deste artigo com a sociedade prestadora de serviços hospitalares terceirizados, ou seu desligamento da cooperativa a esse fim direcionada, importará em imediata suspensão da licença sem vencimento, obrigando o servidor a retornar ao serviço público ou a converter sua licença para uma das outras modalidades previstas neste Decreto-Lei. Ver tópico

§ 7º - Na hipótese do parágrafo anterior, as cooperativas e as empresas de serviços hospitalares terceirizados deverão comunicar à Secretaria de Estado de Saúde, no dia útil imediatamente posterior, a extinção do contrato de trabalho ou o desligamento do cooperado que se encontrar licenciado do serviço público. Ver tópico

* § 8º - No caso do inciso III, a licença à gestante de recém-nascidos pré-termo será acrescida do número de semanas equivalente à diferença entre o nascimento a termo - 37 semanas de idade gestacional - e a idade gestacional do recém-nascido, devidamente comprovada.

* Acrescentado pela Lei nº 3862, de 17/06/2002

Art. 20 - O funcionário deixará de receber vencimentos e vantagens, exceto gratificação adicional por tempo de serviço, quando se afastar do exercício do cargo: Ver tópico (13 documentos)

I - para prestar serviço à União, a outro Estado, a Município, à Sociedade de Economia Mista, à Empresa Pública, à Fundação ou à Organização Internacional, salvo quando, a juízo do Governador, reconhecido o afastamento como de interesse do Estado; Ver tópico

II - em decorrência de prisão administrativa, salvo se inocentado afinal; Ver tópico

III - para exercer cargo ou função de confiança, ressalvado o direito de opção legal; e Ver tópico

IV - para estágio experimental. Ver tópico (2 documentos)

Art. 21 - O funcionário deixará de receber: Ver tópico (15 documentos)

I - um terço do vencimento e vantagens, durante o afastamento por motivo de suspensão preventiva ou recolhimento à prisão por ordem judicial não decorrente de condenação definitiva, ressalvado o direito à diferença, se absolvido afinal; Ver tópico (5 documentos)

II - dois terços do vencimento e vantagens, durante o cumprimento, sem perda do cargo, de pena privativa de liberdade; e Ver tópico

III - o vencimento e vantagens do dia em que não comparecer ao serviço, salvo por motivo de força maior devidamente comprovado. Ver tópico (5 documentos)

Art. 22 - As reposições e indenizações à Fazenda Pública far-se-ão em parcelas mensais não excedentes à décima parte do vencimento, exceto na ocorrência de má fé, hipótese em que não se admitirá parcelamento. Ver tópico (4 documentos)

Parágrafo único - Será dispensada a reposição nos casos em que a percepção indevida tiver ocorrido de entendimento expressamente aprovado pelo Órgão Central do Sistema de Pessoal Civil ou pela Procuradoria Geral do Estado. Ver tópico

Art. 23 - O vencimento e as vantagens pecuniárias do funcionário não serão objeto de penhora, salvo quando se tratar: Ver tópico

I - de prestação de alimentos; e Ver tópico

II - de dívida para com a Fazenda Pública. Ver tópico

Art. 24 - O Poder Executivo disciplinará a concessão de: Ver tópico (68 documentos)

I - ajuda de custo e transporte ao funcionário mandado servir em nova sede; Ver tópico

II - diárias ao funcionário que, em objeto de serviço, se deslocar eventualmente da sede; Ver tópico (2 documentos)

III - indenização de representação de gabinete; Ver tópico (2 documentos)

IV - prêmio por sugestões que visem ao aumento de produtividade e à redução de custos operacionais da Administração; Ver tópico (1 documento)

V - gratificação pela participação em órgão de deliberação coletiva; Ver tópico (3 documentos)

VI - gratificação pelo encargo de auxiliar ou membro de banca ou de comissão examinadora de concurso, ou pela atividade temporária de auxiliar ou professor de curso oficialmente instituído; e Ver tópico (2 documentos)

VII - adicional por tempo de serviço. Ver tópico (7 documentos)

* VIII - gratificação de encargos especiais.

* Inciso acrescentado pelo art. 34 da Lei nº 720/1981.

Art. 25 - Extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade, o funcionário estável será posto em disponibilidade, com proventos proporcionais ao tempo de serviço. Ver tópico (41 documentos)

* Art. 26 - O funcionário será aposentado:

I - compulsoriamente, aos 70 (setenta) anos de idade; Ver tópico

II - voluntariamente, aos 35 (trinta e cinco) anos de serviço, quando do sexo masculino, e aos 30 (trinta) quando do feminino; Ver tópico

III - por invalidez comprovada; ou Ver tópico

IV - nos casos previstos em lei complementar. Ver tópico

* V - Nos casos previstos na Constituição do Estado.

* Inciso acrescentado pelo art. da Lei nº 492/1981

Parágrafo único - A aposentadoria compulsória vigorará a partir do dia seguinte ao em que for atingida a idade limite. Ver tópico

* Artigo 26 - Revogado pela Lei Complementar nº 121/2008. *

Art. 27 - O provento de aposentadoria será: Ver tópico (15 documentos)

I - integral, quando o funcionário: (Lei nº. 492/81, acrescenta itens e parágrafo único. Lei nº. 757/84, altera a numeração do inciso I.) Ver tópico (4 documentos)

completar tempo de serviço para aposentadoria voluntária;

for atingido por invalidez em virtude de acidente em serviço, moléstia profissional ou tuberculose ativa, alienação mental, neoplasia maligna, cegueira posterior ao ingresso no serviço público, lepra, cardiopatia grave, doença de Parkinson, paralisia irreversível e incapacitante, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estados avançados de doença de paget (osteíte deformante), síndrome de imunodeficiência adquirida - AIDS -, ...VETADO... e outras moléstias que a lei indicar, com base nas conclusões da medicina especializada (Lei n. 1.290/88, dá nova redação.).

na inatividade, for acometido de qualquer das doenças especificadas no item anterior.

* d)

se for professor, após 30 anos, e professora, após 25 anos de efetivo exercício em funções de magistério.

* Alínea acrescentada pela Lei nº 492/1981 e alteradas pela Lei nº 757/1984

II - proporcional ao tempo de serviço, nos demais casos. Ver tópico

§ 1º - Entende-se por acidente em serviço aquele que acarrete dano físico ou mental e tenha relação, mediata ou imediata, com o exercício do cargo. Ver tópico

§ 2º - Equipara-se ao acidente em serviço o ocorrido no deslocamento entre a residência e o local de trabalho, bem como a agressão física sofrida em decorrência do desempenho do cargo, salvo quando provocada pelo funcionário. Ver tópico

§ 3º - Entende-se por doença profissional a que resultar da natureza e das condições do trabalho. Ver tópico

* § 4º - Consideram-se funções de magistério para os fins da alínea d, todas as atividades inerentes à Educação, nelas incluída a administração.

* Alínea acrescentada pela Lei nº 492/1981 e alteradas pela Lei nº 757/1984 * Artigo 27 - Revogado pela Lei Complementar nº 121/2008. *

Art. 28 - Os proventos da inatividade serão revistos sempre que, por motivo de alteração do poder aquisitivo da moeda, se modificarem os vencimentos dos funcionários em atividade. Ver tópico

Parágrafo único - Ressalvado o disposto neste artigo, o provento não poderá ser superior à retribuição percebida na atividade, nem inferior a 50% (cinqüenta por cento) do vencimento do cargo. Ver tópico

* Revogado pela Lei Complementar nº 121/2008.

Art. 29 - Para efeito de aposentadoria e disponibilidade, computar-se-á: Ver tópico (9 documentos)

* Art. 29. Para efeito de aposentadoria, observado o limite temporal estabelecido no art. 4º da Emenda Constitucional n.º 20, de 15 de dezembro de 1998, e de disponibilidade, será computado:(NR)

* Nova redação dada pela Lei Complementar nº 121/2008.

I - o tempo de serviço público civil federal, estadual, ou municipal, na administração direta ou indireta; Ver tópico (1 documento)

II - o tempo de serviço militar; e Ver tópico

III - o tempo de disponibilidade. Ver tópico

* IV - em dobro, inclusive para os efeitos do art. 224 do Decreto nº 2479, de 8 de março de 1979, os períodos de férias e de licença prêmio não gozadas e, para os servidores que apurem, nos termos do art. 76 §§ 1º e do mencionado Decreto nº 2479/79, tempo de serviço não inferior a 20 (vinte) anos, o de exercício de cargo em comissão na Administração Direta do Estado.* * Inciso acrescentado pela Lei nº 1713/1990, e suprimido pelo art. 10 da Lei nº 1820/1991.)

* AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE Nr.404 - Em 01/04/2004 - JULGAMENTO DO PLENO DO STF - PROCEDENTE - Decisão: O Tribunal, por unanimidade, julgou procedente o pedido e declarou a inconstitucionalidade de parte do artigo 3º - "e, para os servidores que apurem, nos termos do art. 76 §§ 1º e 2º do mencionado Decreto nº 2479/79, tempo de serviço não inferior a 20 (vinte) anos, o de exercício de cargo em comissão na Administração Direta do Estado." - e da totalidade do artigo 4º da Lei nº 1713/1990. STF - Aposentadoria: Fixação de Tempo Ficto Iniciado o julgamento do mérito do pedido formulado em ação direta de inconstitucionalidade ajuizada pelo Partido Democrático Trabalhista - PDT contra a parte final do art. e o art. 4º da Lei 1.713/90, do Estado do Rio de Janeiro, que prevêem a contagem em dobro do tempo de exercício em cargos de comissão na Administração direta do mencionado Estado, para fins de aposentadoria. O Min. Carlos Velloso, relator, entendendo que os dispositivos impugnados, ao reduzirem indiretamente o tempo fixado na Constituição para a aposentadoria, estabelecendo tempo ficto, ofenderiam o disposto no art. 40, §§ 4º e 10 da CF, proferiu voto no sentido de julgar procedente o pedido para declarar a inconstitucionalidade da parte final do art. , e da totalidade do art. 4º da Lei 1.713/90, no que foi acompanhado pelo Min. Joaquim Barbosa. Após,o julgamento foi adiado em virtude do pedido de vista do Min. Carlos Britto.

ADI 404-RJ, rel. Min. Carlos Velloso, 9.10.2003. (ADI-404)

§ 1º - O tempo de serviço a que se referem os incisos I e II deste artigo será, também, computado para concessão de adicional por tempo de serviço. Ver tópico

§ 2º - O tempo de serviço computar-se-á somente uma vez para cada efeito, vedada a acumulação daquele prestado concomitantemente. Ver tópico (1 documento)

§ 3º - A prestação de serviço gratuito será excepcional e somente surtirá efeito honorífico. Ver tópico

* Art. 30 - O funcionário que completar condições para aposentadoria voluntária fará jus à inclusão, no cálculo dos proventos, das vantagens do cargo ou função de confiança que exerceu na administração direta ou autárquica, desde que:

I - sem interrupção, nos últimos 5 (cinco) anos imediatamente anteriores à passagem para a inatividade; Ver tópico

II - com interrupção, por 10 (dez) anos, com base no mais elevado, se o tiver exercido no mínimo por 1 (um) ano. Ver tópico

* Revogado pela Lei Complementar nº 121/2008.

Art. 31 - É assegurado aos funcionários o direito de requerer ou representar. Ver tópico

Parágrafo único - O recurso não tem efeito suspensivo; seu provimento retroagirá à data do ato impugnado. Ver tópico

Art. 32 - O direito de requerer prescreverá: Ver tópico

I - em 5 (cinco) anos, quanto aos atos de demissão, de cassação de aposentadoria ou de disponibilidade e quanto às questões que envolvam direitos patrimoniais; Ver tópico

II - em 120 (cento e vinte) dias, nos demais casos, ressalvados os previstos em leis especiais. Ver tópico

§ 1º - O prazo de prescrição contar-se-á da data da ciência do interessado, a qual se presumirá da publicação do ato. Ver tópico

§ 2º - Não correrá a prescrição enquanto o processo estiver em estudo. Ver tópico

§ 3º - O recurso interrompe a prescrição até duas vezes. Ver tópico

Título III

DA PREVIDÊNCIA E DA ASSISTÊNCIA (Art. 33)

Art. 33 - O Poder Executivo disciplinará a previdência e a assistência ao funcionário e à sua família, compreendendo: Ver tópico (36 documentos)

I - salário-família; Ver tópico (3 documentos)

II - auxílio-doença; Ver tópico

III - assistência médica, farmacêutica, dentária e hospitalar; Ver tópico

IV - financiamento imobiliário; Ver tópico

V - auxílio-moradia; Ver tópico

VI - auxílio para a educação dos dependentes; Ver tópico

VII - tratamento por acidente em serviço, doença profissional ou internação compulsória para tratamento psiquiátrico; Ver tópico (3 documentos)

VIII - auxílio-funeral, com base no vencimento, remuneração ou provento; Ver tópico (3 documentos)

IX - pensão em caso de morte por acidente em serviço ou doença profissional; Ver tópico

X - plano de seguro compulsório para complementação de proventos e pensões. Ver tópico

Parágrafo único - A família do funcionário constitui-se dos dependentes que, necessária e comprovadamente, vivam a suas expensas. Ver tópico

Título IV

DA ACUMULAÇÃO (Art. 34 a 37)

Art. 34 - É vedada a acumulação remunerada de cargos e funções públicos, exceto o de: Ver tópico (35 documentos)

I - um cargo de juiz com outro de professor; Ver tópico

II - dois cargos de professor; Ver tópico

III - um cargo de professor com outro técnico ou científico; ou Ver tópico

IV - dois cargos privativos de médico. Ver tópico

§ 1º - Em qualquer dos casos, a acumulação somente será permitida quando houver correlação de matérias e compatibilidade de horários. Ver tópico

§ 2º - O regime de acumulação abrange cargos funções e empregos da União, dos Territórios, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como das Autarquias, das Sociedades de Economia Mista e das Empresas Públicas. Ver tópico

§ 3º - Não se compreende na proibição de acumular, nem está sujeita a quaisquer limites, a percepção: Ver tópico

1) conjunta, de pensões civis ou militares;

2) de pensões com vencimento, remuneração ou salário;

3) de pensões com proventos de disponibilidade, aposentadoria, jubilação ou reforma;

4) de proventos resultantes de cargos legalmente acumuláveis; e 5) de proventos com vencimento ou remuneração, nos casos de acumulação legal.

Art. 35 - Não poderá o funcionário exercer mais de uma função de confiança nem participar remuneradamente de mais de um órgão de deliberação coletiva. Ver tópico (2 documentos)

* Art. 35 - o funcionário não poderá participar de mais de um órgão de deliberação coletiva, com direito a remuneração, nem exercer mais de uma função gratificada."* Nova redação dada pela Lei nº 252/1979

Art. 36 - Poderá o aposentado, sem prejuízo dos proventos, desempenhar mandato eletivo, exercer cargo ou função de confiança ou ser contratado para prestar serviços técnicos ou especializados, bem como participar de órgão de deliberação coletiva. Ver tópico

Art. 37 - Considerada ilegítima, pelo órgão competente, acumulação informada, oportunamente, pelo funcionário, será este obrigado a optar por um dos cargos. Ver tópico (15 documentos)

Parágrafo único - O funcionário que não houver informado, oportunamente, acumulação considerada ilegítima quando conhecida pela Administração, sujeitar- se-á a inquérito administrativo, após o qual, se apurada má fé, perderá os cargos envolvidos na situação cumulativa ou sofrerá a cassação da aposentadoria ou disponibilidade, obrigando-se, ainda, a restituir o que tiver percebido indevidamente. Ver tópico (13 documentos)

Capítulo I

INFRAÇÃO DISCIPLINAR (ART. 38)

Art. 38 - Constitui infração disciplinar toda ação ou omissão do funcionário capaz de comprometer a dignidade e o decoro da função pública, ferir a disciplina e a hierarquia, prejudicar a eficiência do serviço ou causar dano à Administração Pública. Ver tópico (128 documentos)

Capítulo II

DOS DEVERES (ART. 39)

Art. 39 - São deveres do funcionário: Ver tópico (498 documentos)

VI - lealdade e respeito às instituições constitucionais e administrativas a que servir; Ver tópico (311 documentos)

VII - observância das normas legais e regulamentares; Ver tópico (451 documentos)

VIII - obediência às ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais; Ver tópico (83 documentos)

IX - levar ao conhecimento de autoridade superior irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ou função; Ver tópico (20 documentos)

X - zelar pela economia e conservação do material que lhe for confiado; Ver tópico (9 documentos)

XI - providenciar para que esteja sempre em ordem, no assentamento individual, sua declaração de família; Ver tópico (1 documento)

XII - atender prontamente às requisições para defesa da Fazenda Pública e à expedição de certidões para defesa de direito; Ver tópico

XIII - guardar sigilo sobre a documentação e os assuntos de natureza reservada de que tenha conhecimento em razão do cargo ou função; Ver tópico (5 documentos)

XIV - submeter-se à inspeção médica determinada por autoridade competente, salvo justa causa. Ver tópico (1 documento)

Capítulo III

DAS PROIBIÇÕES (ART.40)

Art. 40 - Ao funcionário é proibido: Ver tópico (194 documentos)

I - referir-se de modo depreciativo, em informação, parecer ou despacho, às autoridades e atos da Administração Pública, ou censurá-los, pela imprensa ou qualquer outro órgão de divulgação pública, podendo, porém, em trabalho assinado, criticá-los, do ponto de vista doutrinário ou da organização do serviço; Ver tópico (5 documentos)

II - retirar, modificar ou substituir livro ou documento de órgão estadual, com o fim de criar direito ou obrigação, ou de alterar a verdade dos fatos, bem como apresentar documento falso com a mesma finalidade; Ver tópico (24 documentos)

III - valer-se do cargo ou função para lograr proveito pessoal em detrimento da dignidade da função pública; Ver tópico (115 documentos)

IV - coagir ou aliciar subordinados com objetivo de natureza partidária; Ver tópico

V - participar de diretoria, gerência, administração, conselho técnico ou administrativo, de empresa ou sociedade: Ver tópico (5 documentos)

1) contratante, permissionária ou concessionária de serviço público;

2) fornecedora de equipamento ou material de qualquer natureza ou espécie, a qualquer órgão estadual;

3) de consultoria técnica que execute projetos e estudos, inclusive de viabilidade, para órgãos públicos.

VI - praticar a usura, em qualquer de suas formas, no âmbito do serviço público; Ver tópico (2 documentos)

VII - pleitear, como procurador ou intermediário, junto aos órgãos estaduais, salvo quando se tratar de percepção de vencimento, remuneração, provento ou vantagem de parente, consangüíneo ou afim, até o segundo grau civil; Ver tópico (2 documentos)

VIII - exigir, solicitar ou receber propinas, comissões, presentes ou vantagens de qualquer espécie em razão do cargo ou função, ou aceitar promessa de tais vantagens; Ver tópico (62 documentos)

IX - revelar fato ou informação de natureza sigilosa, de que tenha ciência em razão do cargo ou função, salvo quando se tratar de depoimento em processo judicial, policial ou administrativo; Ver tópico (6 documentos)

X - cometer a pessoa estranha ao serviço do Estado, salvo nos casos previstos em lei, o desempenho de encargo que lhe competir ou a seus subordinados; Ver tópico (14 documentos)

XI - dedicar-se, nos locais e horas de trabalho, a palestras, leituras ou quaisquer outras atividades estranhas ao serviço, inclusive ao trato de interesses de natureza particular; Ver tópico (1 documento)

XII - deixar de comparecer ao trabalho sem causa justificada; Ver tópico (30 documentos)

XIII - empregar material ou quaisquer bens do Estado em serviço particular; Ver tópico (3 documentos)

XIV - retirar objetos de órgãos estaduais, salvo quando autorizado por escrito pela autoridade competente; Ver tópico (9 documentos)

XV - fazer cobranças ou despesas em desacordo com o estabelecido na legislação fiscal e financeira; Ver tópico (7 documentos)

XVI - deixar de prestar declaração em inquérito administrativo, quando regularmente intimado; Ver tópico (9 documentos)

XVII - exercer cargo ou função pública antes de atendido os requisitos legais, ou continuar a exercê-los sabendo-o indevidamente. Ver tópico (11 documentos)

Capítulo IV

DA RESPONSABILIDADE (ART. 41 a 45)

Art. 41 - Pelo exercício irregular de suas atribuições, o funcionário responde civil, penal e administrativamente. Ver tópico (11 documentos)

Art. 42 - A responsabilidade civil decorre de procedimento doloso ou culposo que importe em prejuízo da Fazenda Estadual ou de terceiros. Ver tópico (3 documentos)

§ 1º - Ressalvado o disposto no art. 22, o prejuízo causado à Fazenda Estadual no que exceder os limites da fiança, poderá ser ressarcido mediante desconto em prestações mensais não excedentes da décima parte do vencimento ou remuneração à falta de outros bens que respondam pela indenização. Ver tópico (1 documento)

§ 2º - Tratando-se de dano causado a terceiros, responderá o funcionário perante a Fazenda Estadual em ação regressiva proposta depois de transitar em julgado a decisão de última instância que houver condenado a Fazenda a indenizar o terceiro prejudicado. Ver tópico (1 documento)

Art. 43 - A responsabilidade penal abrange os crimes e contravenções imputados ao funcionário nessa qualidade. Ver tópico

Art. 44 - A responsabilidade administrativa resulta de atos praticados ou omissões ocorridas no desempenho do cargo ou função, ou fora dele, quando comprometedores da dignidade e do decoro da função pública. Ver tópico (8 documentos)

Art. 45 - As cominações civis, penais e disciplinares poderão cumular-se, sendo umas e outras independentes entre si, bem assim as instâncias civil, penal e administrativa. Ver tópico (2 documentos)

Capítulo V

DAS PENALIDADES (ART. 46 a 57)

Art. 46 - São penas disciplinares: Ver tópico (148 documentos)

IV - multa; Ver tópico

V - destituição de função; Ver tópico

VII - cassação de aposentadoria, jubilação ou disponibilidade. Ver tópico (2 documentos)

Art. 47 - Na aplicação das penas disciplinares serão consideradas a natureza e a gravidade da infração, os danos que dela provierem para o serviço público e os antecedentes funcionais do servidor. Ver tópico (21 documentos)

Parágrafo único - As penas impostas ao funcionário serão registradas em seus assentamentos. Ver tópico (2 documentos)

Art. 48 - A pena de advertência será aplicada verbalmente em casos de negligência e comunicada ao órgão de pessoal. Ver tópico (6 documentos)

Art. 49 - A pena de repreensão será aplicada por escrito em casos de desobediência ou falta de cumprimento dos deveres, bem como de reincidência específica em transgressão punível com pena de advertência. Ver tópico (22 documentos)

Art. 50 - A pena de suspensão será aplicada em casos de: Ver tópico (79 documentos)

II - desrespeito a proibições que, pela sua natureza, não ensejarem pena de demissão; Ver tópico (21 documentos)

III - reincidência em falta já punida com repreensão. Ver tópico (6 documentos)

§ 1º - A pena de suspensão não poderá exceder a 180 (cento e oitenta) dias. Ver tópico

§ 2º - O funcionário suspenso perderá todas as vantagens e direitos decorrentes do exercício do cargo. Ver tópico

§ 3º - Quando houver conveniência para o serviço, a pena de suspensão, por inciativa do chefe imediato do funcionário, poderá ser convertida em multa, na base de 50% (cinqüenta por cento) por dia de vencimento ou remuneração, obrigado, nesse caso, o funcionário a permanecer no serviço durante o número de horas de trabalho normal. Ver tópico (8 documentos)

Art. 51 - A destituição de função dar-se-á quando verificada falta de exação no cumprimento do dever. Ver tópico

Art. 52 - A pena de demissão será aplicada nos casos de: Ver tópico (1246 documentos)

I - falta relacionada no art. 40, quando de natureza grave, a juízo da autoridade competente, e se comprovada má fé; Ver tópico (151 documentos)

II - incontinência pública e escandalosa; prática de jogos proibidos; Ver tópico (26 documentos)

III - embriaguez habitual ou em serviço; Ver tópico (3 documentos)

IV - ofensa física em serviço, contra funcionário ou particular, salvo em legítima defesa; Ver tópico (11 documentos)

V - abandono de cargo; Ver tópico (1053 documentos)

VI - ausência ao serviço, sem causa justificada, por 60 (sessenta) dias, interpoladamente, durante o período de 12 (doze) meses; Ver tópico (125 documentos)

* VI - ausência ao serviço, sem causa justificada, por (vinte) dias, interpoladamente, durante o período de 12 (doze) meses;

* Nova redação dada pela Lei Complementar nº 85/1996

VII - insubordinação grave em serviço; Ver tópico (11 documentos)

VIII - ineficiência comprovada, com caráter de habitualidade, no desempenho dos encargos de sua competência; Ver tópico (6 documentos)

IX - desídia no cumprimento dos deveres. Ver tópico (121 documentos)

§ 1º - Considera-se abandono de cargo a ausência ao serviço, sem justa causa, por 30 (trinta) dias consecutivos. Ver tópico (986 documentos)

* § 1º - Para fins exclusivamente disciplinares, considera-se como abandono de cargo a que se refere o inciso V deste artigo, a ausência ao serviço, sem justa causa, por 10 (dez) dias consecutivos.

* Nova redação dada pela Lei Complementar nº 85/1996

§ 2º - Entender-se-á por ausência ao serviço com justa causa a que assim for considerada após a devida comprovação em inquérito administrativo, caso em que as faltas serão justificadas apenas para fins disciplinares. Ver tópico (8 documentos)

Art. 53 - O ato de demissão mencionará sempre a causa da penalidade. Ver tópico

Art. 54 - Conforme a gravidade da falta, a demissão poderá ser aplicada com a nota a bem do serviço público. Ver tópico (13 documentos)

Art. 55 - A pena de cassação de aposentadoria ou de disponibilidade será aplicada se ficar provado, em inquérito administrativo, que o aposentado ou disponível: Ver tópico (48 documentos)

I - praticou, quando ainda no exercício do cargo, falta suscetível de determinar demissão; Ver tópico (46 documentos)

II - aceitou, ilegalmente, cargo ou função pública, provada a má fé; Ver tópico (3 documentos)

III - perdeu a nacionalidade brasileira. Ver tópico (3 documentos)

Parágrafo único - Será cassada a disponibilidade ao funcionário que não assumir, no prazo legal, o exercício do cargo ou função em que for aproveitado. Ver tópico

Art. 56 - São competentes para aplicação de penas disciplinares: Ver tópico (2 documentos)

I - o Governador, em qualquer caso e, privativamente, nos casos de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade; Ver tópico (1 documento)

II - os Secretários de Estado e demais titulares de órgãos diretamente subordinados ao Governador em todos os casos, exceto nos de competência privativa do Governador; Ver tópico

III - os dirigentes de unidades administrativas em geral, nos casos de penas de advertência, repreensão, suspensão até 30 (trinta) dias e multa correspondente. Ver tópico (1 documento)

§ 1º - A aplicação da pena de destituição de função caberá à autoridade que houver feito a designação do funcionário. Ver tópico

§ 2º - Nos casos dos incisos II e III, sempre que a pena decorrer de inquérito administrativo, a competência para decidir e para aplicá-la é do Secretário de Estado de Administração. Ver tópico

I - em 2 (dois) anos, a falta sujeita às penas de advertência, repreensão, multa ou suspensão; Ver tópico (12 documentos)

II - em 5 (cinco) anos, a falta sujeita: Ver tópico (10 documentos)

1) à pena de demissão ou destituição de função;

2) à cassação da aposentadoria ou disponibilidade.

§ 1º - A falta também prevista como crime na lei penal prescreverá juntamente com este. Ver tópico (7 documentos)

§ 2º - O curso da prescrição começa a fluir da data do evento punível disciplinarmente e interrompe-se pela abertura de inquérito administrativo. Ver tópico (16 documentos)

Capítulo VI

DA PRISÃO ADMINISTRATIVA E DA SUSPENSÃO PREVENTIVA (ART. 58 a 60)

Art. 58 - Cabe aos Secretários de Estado e demais dirigentes de órgãos diretamente subordinados ao Governador ordenar, fundamentadamente e por escrito, a prisão administrativa do funcionário responsável pelo alcance, desvio ou omissão em efetuar as entradas, nos devidos prazos, de dinheiro ou valores pertencentes à Fazenda Estadual ou que se acharem sob a guarda desta. Ver tópico

§ 1º - A autoridade que ordenar a prisão comunicará imediatamente o fato à autoridade judiciária competente e providenciará no sentido de ser realizado, com urgência, o processo de tomada de contas. Ver tópico

§ 2º - A prisão administrativa, que será cumprida em estabelecimento especial e não excederá de 90 (noventa) dias, será relaxada tão logo seja efetuada a reposição do quantum relativo ao alcance ou desfalque. Ver tópico

Art. 59 - A suspensão preventiva até 30 (trinta) dias será ordenada pelas autoridades mencionadas no art. 56, desde que o afastamento do funcionário seja necessário para que este não venha a influir na apuração da falta. Ver tópico (16 documentos)

§ 1º - A suspensão de que trata este artigo poderá, ainda, ser ordenada pelo Secretário de Estado de Administração, no ato de instauração de inquérito, e estendida até 90 (noventa) dias, findos os quais cessarão automaticamente os efeitos da mesma, ainda que o inquérito não esteja concluído. Ver tópico (6 documentos)

§ 2º - O funcionário suspenso preventivamente poderá ser administrativamente preso. Ver tópico

§ 3º - Não estando preso administrativamente, o funcionário que responder por malversação ou alcance de dinheiro ou valores públicos será sempre suspenso preventivamente e seu afastamento se prolongará até a decisão final do inquérito administrativo. Ver tópico (14 documentos)

Art. 60 - A prisão administrativa e a suspensão preventiva são medidas acautelatórias e não constituem pena. Ver tópico (4 documentos)

Capítulo VII

DA APURAÇÃO SUMÁRIA DA IRREGULARIDADE (ART.61 a 63)

* Art. 61 - A autoridade que tiver ciência de qualquer irregularidade no serviço público é obrigada a promover , imediatamente, a apuração sumária, por meio de sindicância.

Parágrafo único - A autoridade promoverá a apuração da irregularidade diretamente por meio de inquérito administrativo, sem a necessidade de sindicância sumária, quando: Ver tópico

1 - Já existir denúncia do Ministério Público:

2 - Tiver ocorrido prisão em flagrante; e 3 - For apurar abandono de cargo ou função.

* Nova redação dada pela Lei nº 2945, de 15/05/1998

Art. 62 - A apuração sumária, por meio de sindicância não ficará adstrita ao rito determinado para o inquérito administrativo, constituindo simples averiguação, que poderá ser realizada por um único funcionário. Ver tópico (1 documento)

Art. 63 - Se no curso da apuração sumária ficar evidenciada falta punível com pena superior à advertência, repreensão, suspensão até 30 (trinta) dias ou multa correspondente, o responsável pela apuração comunicará o fato ao superior imediato, que solicitará, pelos canais competentes, a instauração do inquérito administrativo. Ver tópico (8 documentos)

Capítulo VIII

DO INQUÉRITO ADMINISTRATIVO (ART. 64 a 76)

Art. 64 - O inquérito administrativo precederá sempre à aplicação das penas de suspensão por mais de 30 (trinta) dias, destituição de função, demissão e cassação de aposentadoria ou disponibilidade. Ver tópico (3 documentos)

Art. 65 - A determinação de instauração de inquérito é da competência do Secretário de Estado de Administração, inclusive em relação a servidores autárquicos. Ver tópico

* Parágrafo único - Mesmo que seja outra a autoria de seu órgão competente para a apuração, por meios sumários, sindicância ou mediante inquérito administrativo, de grave irregularidade de que tenha ciência no Serviço Público (artigo 40 e 52) e secretário de Estado de administração será sempre competente para determinar, de imediato, a instauração de inquérito, inclusive em relação a servidores autárquicos, quando chega a seu conhecimento, independentemente de qualquer comunicação, a ocorrência de irregularidade, inobservância de deveres ou infrações de proibições funcionais, em quaisquer área do Poder Executivo Estadual.

* Parágrafo único, acrescentado pela Lei nº 386/1980

Art. 66 - Promoverá o inquérito uma das Comissões Permanentes de Inquérito Administrativo da Secretaria de Estado de Administração. Ver tópico (1 documento)

Art. 67 - Se, de imediato ou no curso do inquérito administrativo, ficar evidenciado que a irregularidade envolve crime, a autoridade instauradora ou o Presidente da Comissão a comunicará ao Ministério Público. Ver tópico

Parágrafo único - Quando a autoridade policial tiver conhecimento de crime praticado por funcionário público com violação de dever inerente ao cargo, ou com abuso de poder, fará comunicação do fato à autoridade administrativa competente para a instauração do inquérito cabível. Ver tópico

Art. 68 - O inquérito deverá estar concluído no prazo de 90 (noventa) dias, contados a partir do dia em que os autos chegarem à Comissão, prorrogáveis, sucessivamente, por períodos de 30 (trinta) dias, em caso de força maior a juízo do Secretário de Estado de Administração, até o máximo de 180 (cento e oitenta) dias. Ver tópico (56 documentos)

§ 1º - A não observância desses prazos não acarretará nulidade do processo, importando, porém, quando não se tratar de sobrestamento, em responsabilidade administrativa dos membros da Comissão. Ver tópico (1 documento)

§ 2º - O sobrestamento de inquérito administrativo só ocorrerá em caso de absoluta impossibilidade de prosseguimento, a juízo do Secretário de Estado de Administração. Ver tópico (16 documentos)

* § 3º - Em se tratando de abandono de cargo o inquérito deverá estar concluído no prazo de 60 dias, contados a partir da chegada dos autos à Comissão, prorrogáveis por 2 (dois) períodos de 30 (trinta) dias cada um, a juízo do Secretário de Estado de Administração.

* Parágrafo acrescentado pela Lei nº 1497/89.

Art. 69 - Os órgãos estaduais, sob pena de responsabilidade de seus titulares, atenderão com a máxima presteza às solicitações da Comissão, inclusive requisição de técnicos e peritos, devendo comunicar prontamente a impossibilidade de atendimento, em caso de força maior. Ver tópico

Art. 70 - Ultimada a instrução, será feita, no prazo de 3 (três) dias, a citação do indiciado, para a apresentação de defesa no prazo de 10 (dez) dias, sendo-lhe facultada vista do processo, durante todo esse período, na sede da Comissão. Ver tópico (568 documentos)

§ 1º - Havendo 2 (dois) ou mais indiciados, o prazo será comum e de 20 (vinte) dias. Ver tópico (520 documentos)

§ 2º - Estando o indiciado em lugar incerto, será citado por edital no órgão oficial de imprensa, 3 (três) vezes, no prazo de 15 (quinze) dias. Ver tópico (53 documentos)

§ 3º - O prazo de defesa poderá ser prorrogado pelo dobro, para diligências consideradas imprescindíveis. Ver tópico

* Art. 70 - Ultimada a instrução será feita no prazo de 3 (três) dias a citação do indiciado para apresentação de defesa no prazo de 10 (dez) dias, que será comum sendo mais de um indiciado, com vista dos autos na sede da Comissão.

§ 1º - Estando o indiciado em lugar incerto, será citado por edital, no órgão oficial de divulgação do Estado por 3 (três) dias consecutivos. Ver tópico (520 documentos)

§ 2º - O prazo de defesa será contado a partir da última publicação do edital de citação. Ver tópico (53 documentos)

§ 3º - As diligências e oitivas de testemunhas requeridas pela defesa ficarão a cargo do interessado e deverão ser concluídas no prazo de 10 (dez) dias, sob pena de perda de prova. Ver tópico

* Artigo 70, § 1º, § 2º e § 3º - Nova redação dada pela Lei nº 1497/1989.

Art. 71 - Nenhum acusado será julgado sem defesa que poderá ser produzida em causa própria. Ver tópico (1 documento)

Parágrafo único - Será permitido o acompanhamento do inquérito pelo funcionário acusado ou por seu defensor. Ver tópico

Art. 72 - Em caso de revelia, o Presidente da Comissão designará, de ofício, um funcionário efetivo, bacharel em Direito, para defender o indiciado. Ver tópico (27 documentos)

Art. 73 - Concluída a defesa, a Comissão remeterá o processo à autoridade competente, com relatório onde será exposta a matéria de fato e de direito, concluindo pela inocência ou responsabilidade do indiciado, indicando, no último caso, as disposições legais que entender transgredidas e a pena que julgar cabível. Ver tópico (1 documento)

* Art. 73 - Concluída a defesa a Comissão opinará sobre a inocência ou a responsabilidade do indiciado em relatório circunstanciado que deverá ser concluído no prazo de 60 (sessenta) dias, contados do encerramento da defesa.

* Nova redação dada pela Lei nº 1497/1989.

Art. 74 - Recebido o processo, o Secretário de Estado de Administração proferirá a decisão no prazo de 20 (vinte) dias, ou o submeterá, no prazo de 8 (oito) dias, ao Governador do Estado, para que julgue nos 20 (vinte) dias seguintes ao seu recebimento. Ver tópico (4 documentos)

§ 1º - A autoridade julgadora decidirá à vista dos fatos apurados pela Comissão, não ficando, todavia, vinculada às conclusões do relatório. Ver tópico

§ 2º - Se a autoridade julgadora entender que os fatos não foram apurados devidamente, determinará o reexame do inquérito pelo órgão competente. Ver tópico (4 documentos)

Art. 75 - Em caso de abandono de cargo ou função, a Comissão iniciará seu trabalho, fazendo publicar, por 3 (três) vezes, edital de chamada do acusado, no prazo máximo de 20 (vinte) dias. Ver tópico (640 documentos)

Art. 76 - O funcionário só poderá ser exonerado a pedido após a conclusão do inquérito administrativo a que responder e do qual não resultar pena de demissão. Ver tópico (5 documentos)

Capítulo IX

DA REVISÃO (ART. 77 a 82)

Art. 77 - Poderá ser requerida a revisão do inquérito administrativo de que haja resultado pena disciplinar, quando forem aduzidos fatos ainda não conhecidos, comprobatórios da inocência do funcionário punido. Ver tópico (6 documentos)

Parágrafo único - Tratando-se de funcionário falecido, desaparecido ou incapacitado de requerer, a revisão poderá ser solicitada por qualquer pessoa. Ver tópico

Art. 78 - A revisão processar-se-á em apenso ao processo originário. Ver tópico (1 documento)

Art. 79 - Não constitui fundamento para a revisão a simples alegação de injustiça da penalidade. Ver tópico (2 documentos)

Art. 80 - O requerimento, devidamente instruído, será encaminhado ao Governador, que decidirá sobre o pedido. Ver tópico (3 documentos)

Art. 81 - Autorizada a revisão, o processo será encaminhado à Comissão Revisora, que concluirá o encargo no prazo de 90 (noventa) dias, prorrogável pelo período de 30 (trinta) dias, a juízo do Secretário de Estado de Administração. Ver tópico (1 documento)

Parágrafo único - O julgamento caberá ao Governador, no prazo de 30 (trinta) dias, podendo, antes, o Secretário de Estado de Administração determinar diligências, concluídas as quais se renovará o prazo. Ver tópico

Art. 82 - Julgada procedente a revisão, será tornada sem efeito a pena imposta, restabelecendo-se todos os direitos por ela atingidos. Ver tópico (2 documentos)

Título DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS (Art. 83 a 88)

Art. 83 - As disposições de natureza estatutária que se contiverem no Plano de Classificação de Cargos previsto no art. 18 da Lei Complementar n.º 20, de 1º de julho de 1974, bem como no Plano de Retribuição, e que vier a lhe corresponder, integrar-se-ão para todos os efeitos, neste diploma legal. Ver tópico (1 documento)

Art. 84 - As normas legais e regulamentares referentes à promoção e acesso, bem como as vantagens pessoais de funcionários dos Quadros II e III (Suplementares) continuam em vigor no que não colidirem com as disposições deste Decreto-Lei e até posterior disciplinamento da matéria, enquanto não forem incluídos no Quadro I (Permanente), nos termos do que vier a dispor o Plano de Classificação de Cargos do Estado do Rio de Janeiro. Ver tópico

Art. 85 - Contar-se-ão por dias corridos os prazos previstos neste Decreto-Lei. Ver tópico

§ 1º - Na contagem dos prazos, exclui-se o dia do começo e inclui-se o do vencimento. Ver tópico

§ 2º - Prorroga-se para o primeiro dia útil seguinte o prazo vincendo em dia em que não haja expediente. Ver tópico

Art. 86 - É vedada a subordinação imediata do funcionário ao cônjuge ou parente até segundo grau, salvo em funções de confiança, limitadas a duas. Ver tópico

Art. 87 - O dia 28 de outubro é consagrado ao serviço público estadual. Ver tópico (2 documentos)

Art. 88 - Este Decreto-lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Ver tópico

Rio de Janeiro, 18 de julho de 1975.

FLORIANO FARIA LIMA

Ilmar Penna Marinho Júnior BPE (Supl.) de 21-07-75.

Área:Secretaria De Estado De Administração E Reestruturação
Data de publicação:07/21/1975

Texto da Revogação :

Tipo de Revogação:Em Vigor

Redação Texto Anterior Redação Texto Anterior Texto da Regulamentação Texto da Regulamentação Decreto nº 2479/1979 - APROVA O REGULAMENTO DO ESTATUTO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS CIVIS DO PODER EXECUTIVO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO RESOLUÇÃO Nº 1, DE 21 DE MARÇO DE 1975 O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, pela maioria absoluta de seus membros, usando das atribuições que lhe conferem o artigo 144, § 5º, da Constituição da Republica Federativa do Brasil (Emenda Constitucional nº 01, de 17 de outubro de 1969), e a Lei nº 5621, de 4 de novembro de 1970, resolve aprovar o seguinte Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado do Rio de Janeiro.

CÓDIGO DE ORGANIZAÇÃO E DIVISÃO JUDICIÁRIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

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